Responsabilidade Ambiental

Sanmariana e Meio Ambiente

No Laticínios SanMariana, meio ambiente é coisa séria. Temos consciência que precisamos devolver à natureza, a água utilizada totalmente pura, e esperamos que a cada dia mais pessoas se conscientizem disto. A Sanmariana foi a primeira empresa do município, e uma das primeiras de toda região, a se preocupar com o meio ambiente e, desde 2005 possui uma Estação de Tratamento de Efluentes em pleno funcionamento, com 100% de seu esgoto tratado.

Estação de Tratamento de Efluentes – ETE

Ser uma empresa ambientalmente responsável é, em primeiro lugar, respeitar a natureza, não poluindo e nem degradando o meio ambiente. O Laticínios Sanmariana sabe disso e se adiantou à uma exigência federal, construindo em 2006 a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que lança nos rios todos os resíduos industriais líquidos depois de tratados.

A ETE possui uma eficiência acima de 99% de remoção da carga poluidora, em que são tratados 100% de efluentes gerados na fábrica da SanMariana.

O tratamento dos efluentes exigiu da empresa na época, investimentos superiores a R$ 500 mil em projetos, obras civis e equipamentos. Não é a toa que a ETE do Laticínios SanMariana é tida como referência na região, atingindo níveis de tratamento que se igualam a padrões internacionais.

Com a finalidade de combater o desmatamento ilegal e proteger o meio ambiente, a SanMariana utiliza somente lenha de eucalipto aprovadas pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas, como combustível de sua Caldeira.

Além disso, os resíduos sólidos do Laticínios SanMariana têm destinos adequados, sendo vendidos para reciclagem (embalagens descartadas, plásticos, papel e papelão) ou utilizados como adubo orgânico (cinzas das caldeiras e lodo seco da ETE).

ETE (17)
ETE (13)
ETE (36)
Sanmariana-00006
Sanmariana-00012
Sanmariana-00007
Sanmariana-00025
Sanmariana-00026
ETE (3)
× Whatsapp